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viernes, 6 de diciembre de 2019
Mensaje de ASSE contra el uso de pirotecnia por parte de niños y niñas
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miércoles, 4 de diciembre de 2019
POR EL SINCRETISMO CATOLICO HOY FESTEJAMOS LA FECHA DE NUESTRO ORIXA OYA
¿Qué santo se celebra hoy? Consulta el santoral del 4 de diciembre
Hoy, miércoles 4 de diciembre, la Iglesia católica homenajea a Santa Bárbara de Nicomedia
Hoy, miércoles 4 de diciembre, la Iglesia católica homenajea a Santa Bárbara de Nicomedia, una mártir cristiana que vivió en los siglos III y IV.
Nacida en una buena familia de Nicomedia, la actual Izmit (Turquía), Bárbara fue encerrada por su padre cuando se enteró que se había convertido al cristianismo y la obligó a casarse. Ella se opuso y escapó, pero su progenitor la dio captura y la martirizó.
Su martirio fue el mismo que el de San Vicente: fue atada a un potro, flagelada, desgarrada con rastrillos y colocada en un lecho de trozos de cerámica.
SANTORAL DE HOY, 4 DE DICIEMBRE
El santoral católico es el conjunto de personas reconocidas por la Iglesia como santos o beatos en una fecha concreta. El santoral de hoy, 4 de diciembre, festeja las siguientes onomásticas:
Santa Bárbara de Nicomedia
San Juan Damasceno
Santa Ada
San Annon de Colonia
San Apro
San Bernardo cardenal
San Bertoaria
San Félix obispo
San Heracles
San Juan Calabria
San Juan Taumaturgo
San Marutas
San Melecio
San Osmundo
San Sigiramnio
San Sola
Beato Adolfo Kolping
Beato Francisco Gálvez
Beato Jerónimo de Angelis
Beato Pedro Pectinario
Beato Simón Yempo
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jueves, 28 de noviembre de 2019
Que queremos decir cuando decimos Maferefun
"maferefún" es producto de la contracción de la frase “máa fá iré fún” que significa: ve a orar por iré (buena fortuna, bendiciones, positividad), Maferefún es una palabra muy popular en la tradición afrocubana, en los documentos africanistas no aparece mucho o mas bien no se ve nunca, sin embargo, esto no quiere decir que no tenga su valor..
Maferefún siempre va acompañado de el nombre de un Òrìsà,
por ejemplo maferefún Obàtálá, que desglosado seria, máa fá iré fún Obàtálá que quiere decir, ve a orar (por ire) a Obàtálá
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por ejemplo maferefún Obàtálá, que desglosado seria, máa fá iré fún Obàtálá que quiere decir, ve a orar (por ire) a Obàtálá
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domingo, 10 de noviembre de 2019
O REI DO CANDOMBLÉ NAS PÁGINAS DA REVISTA: JOÃOZINHO DA GOMÉIA EM OCRUZEIRO (1967)
Joãozinho da Goméia (1914-1971) foi um pai de santo do Candomblé Angola, queiniciou sua trajetória na Bahia e se deslocou para Duque de Caxias, na BaixadaFluminense, na década de 1940, e se tornou conhecido por suas constantes apariçõesna mídia. O presente artigo se propõe a analisar uma fotorreportagem veiculada pelarevistaO Cruzeiro, em setembro de 1967, que retratou as vestimentas das divindadescultuadas em seu candomblé, em um conjunto de 26 fotografias, além da capa daedição. Essa fotorreportagem serviu como marco importante da utilização sistemáticados meios de comunicação por Joãozinho, desafiando o rigor e o conservadorismo dosterreiros de candomblé na década de 1960.
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viernes, 1 de noviembre de 2019
Ayrá não é qualidade de Xangô A confusão sobre o orixá que não é rei
Normalmente confundido com Xangô, na verdade é uma divindade à parte, que não pertence à família de Xangô.
Ayrá é uma divindade da região de Savé muito embora não existam registros de iniciação para ele nessas terras. Seu culto está restrito ao seu templo em Savé, Nigéria. No Brasil, sacerdotes, por desinformação, criam inúmeras lendas a seu respeito e até dizem que ele seria irmão gêmeo de Xangô, o que é errado.
Segundo as casas de culto, este orixá veste-se de branco e tem profundas ligações com Oxalá. Ayrá não usa coroa, mas um eketé branco. Suas comidas votivas não são temperadas com dendê, nem com sal e sim com banha de ori africana. Come quiabos, assim como Xangô e Iroko.
Ayrá era um dos servos de confiança de Xangô e, segundo uma de suas lendas, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô. Graças a isso, Ayrá deve ser tratado de forma diferente de Xangô e seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá. Por essa rivalidade com Xangô, não se deve coloca-los juntos na mesma casa, nem podendo Ayrá ser posto em cima do pilão de duas bocas, pois provoca a ira de Xangô. Sua cor é o branco e seus ornamentos são prateados.
No Brasil, Ayrá é visto erroneamente como uma qualidade de Xangô…Seria uma face mais amena e pacífica de Xangô. Hoje, com a falta de conhecimento, muitos zeladores preferem iniciar uma pessoa de Xangô do que de Ayrá, pois está cada vez mais difícil encontrarmos filhos legítimos deste orixá. Em sua grande maioria, os filhos de Ayrá estão sendo iniciados em outros Orixás.
Ao contrário de Xangô, Ayrá não é um ‘orixá rei’, não usa coroa nem possui o caráter punitivo de Xangô. Este fato, pode ser evidenciado em uma de suas cantigas que diz: “A chuva de Ayrá limpa e faz barulho como um tambor”.
Ayrá zela pela paz e pela justiça de forma incondicional, ao contrário de Oxalá que representa a própria paz em si. Ayrá estabelece a paz e possui uma ação mais imediata em suas funções, podendo ser qualificado como um sentinela de Oxalá (ou melhor, de Oxalufã) e seria ele quem estabelece sua vontade.
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Ayrá é uma divindade da região de Savé muito embora não existam registros de iniciação para ele nessas terras. Seu culto está restrito ao seu templo em Savé, Nigéria. No Brasil, sacerdotes, por desinformação, criam inúmeras lendas a seu respeito e até dizem que ele seria irmão gêmeo de Xangô, o que é errado.
Segundo as casas de culto, este orixá veste-se de branco e tem profundas ligações com Oxalá. Ayrá não usa coroa, mas um eketé branco. Suas comidas votivas não são temperadas com dendê, nem com sal e sim com banha de ori africana. Come quiabos, assim como Xangô e Iroko.
Ayrá era um dos servos de confiança de Xangô e, segundo uma de suas lendas, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô. Graças a isso, Ayrá deve ser tratado de forma diferente de Xangô e seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá. Por essa rivalidade com Xangô, não se deve coloca-los juntos na mesma casa, nem podendo Ayrá ser posto em cima do pilão de duas bocas, pois provoca a ira de Xangô. Sua cor é o branco e seus ornamentos são prateados.
No Brasil, Ayrá é visto erroneamente como uma qualidade de Xangô…Seria uma face mais amena e pacífica de Xangô. Hoje, com a falta de conhecimento, muitos zeladores preferem iniciar uma pessoa de Xangô do que de Ayrá, pois está cada vez mais difícil encontrarmos filhos legítimos deste orixá. Em sua grande maioria, os filhos de Ayrá estão sendo iniciados em outros Orixás.
Ao contrário de Xangô, Ayrá não é um ‘orixá rei’, não usa coroa nem possui o caráter punitivo de Xangô. Este fato, pode ser evidenciado em uma de suas cantigas que diz: “A chuva de Ayrá limpa e faz barulho como um tambor”.
Ayrá zela pela paz e pela justiça de forma incondicional, ao contrário de Oxalá que representa a própria paz em si. Ayrá estabelece a paz e possui uma ação mais imediata em suas funções, podendo ser qualificado como um sentinela de Oxalá (ou melhor, de Oxalufã) e seria ele quem estabelece sua vontade.
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miércoles, 30 de octubre de 2019
Exú é Mau?
Exú é Mau?
Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins,
perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que
podem provocar.
Exú é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam
os Exús para fazerem trabalhos que prejudiquem outras
pessoas.
Na verdade o mal ou o bem, como já afirmamos é produto
da vontade e da evolução do próprio homem e Exu esta
acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a
evolução humana.
Os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas
quais os brancos achavam que eram a forma deles
saudarem os santos, incorporavam alguns Exus, com seu
brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos
que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que
eles estavam possuídos por demônios.
Com o passar do tempo, os brancos tomaram
conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a
Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de
incorporação era devido a demônios.As cores de Exu, também reafirmaram os medos e
fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis.“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer
por merecer.
Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor.
Não castigo um inocente, mas não perdôo um culpado.
Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor.
Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder
quem quer salvar-se.
Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo
quem quer matar-se.
Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem perder.Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o
poder do Senhor das Trevas.
Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas
não culpo quem dele se afastar.
Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda
a quem merecer.
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
No meu reino eu mando e sei me comportar.
Não peço o impossível, mas dou o possível.
Nem tudo que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é
porque me pediram.
Só respeito a Lei do Grande da Luz e das Trevas e nada
mais.”
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viernes, 25 de octubre de 2019
En Montevideo Uruguay y luego en Argentina sumate este encuentro Religioso además participará el Monseñor Sebastián Camacho Bentancur Bàbá Walter Odé Nitá Bàbá Walter Religión Fraternidad Respeto Tolerancia Unidos por la Paz Sacerdotes de Fe!!!!!
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